Crianças podem andar no elevador sozinha?

Crianças podem andar no elevador sozinha?

Crianças podem andar no elevador sozinha?
O elevador é um dos meios de transporte mais seguros, porém é preciso utilizá-lo de forma consciente e respeitar seus limites.

A atenção deve ser redobrada com as crianças.
De acordo com as normas ABNT, é proibido o uso do transporte vertical por menores de 12 anos (exceto em SP que a idade mínima é 10 anos) desacompanhados.
Elas não devem andar sozinhas em elevadores, especialmente as menores de dez anos, pois, no caso de uma pane, não têm maturidade suficiente para lidar com a situação. Elas devem ser orientadas à permanecer afastadas da porta quando estiverem dentro da cabina.

Brincar, pular, balançar, forçar a abertura da porta ou segurá-la com objetos e apertar botões desnecessários são algumas das ações que não devem ser praticadas. Corre-se o risco de ocasionar problemas para o funcionamento do equipamento, além de aumentar a possibilidade de uma pane.

Em caso de paradas por falta de energia ou defeito, mantenha a calma e aguarde o socorro dentro da cabina, que é o local seguro. As pessoas nunca devem tentar sair sozinhas, especialmente se o equipamento estiver parado entre dois andares, pois há o risco de voltar a funcionar e causar acidentes fatais. O resgate deve ser realizado somente por profissionais qualificados e autorizados. Para comprovar a segurança, o elevador possui um freio mecânico que é acionado mesmo na falta de energia elétrica, o que impede sua queda brusca

Deixe uma resposta

Fechar Menu